sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Você sabe lavar roupa?


1. Como faço para remover manchas de ketchup e mostarda da roupa?

2. Dá para remover chiclete grudado da roupa?

3. Qual o melhor método para remover manchas de ferrugem?

4. Posso evitar o aparecimento daquelas pintinhas amarelas nas roupas guardadas?

5. A melhor forma de retirar cera de vela da toalha de mesa é:

6. Travesseiro pode ser lavado na máquina?

7. Blusa de lã encolhida na secadora tem jeito?

8. As toalhas de banho encheram de bolinhas. Dá para retirá-las?

9. Dá para evitar que as roupas pretas desbotem?

Respostas:

1. Para retirar manchas de líquidos que contenham óleo na composição, remova o material com um papel absorvente. Assim, boa parte da sujeira será transferida para ele. Depois, esfregue a mancha com um pano de algodão embebido em água e detergente. Lave a peça de maneira tradicional.

2. Coloque a peça na geladeira até que o chiclete fique completamente duro. Retire o material com uma espátula de plástico (ou um cartão com esses de banco). Lave a peça normalmente. Só use secadora se tiver certeza da eliminação de todo o chiclete.

3. Manchas de ferrugem são difíceis de ser eliminadas. Experimente aplicar sobre o local em pouco de removedor de esmalte e deixe-o agir por alguns minutos. Lave a peça normalmente. ( a técnica não vale para tecidos sintéticos)


4. Manchas amarelas que aparecem nas roupas guardadas são, quase sempre, sujeoras removidas parcialmente as peças e que oxidam com o tempo. O segredo para livrar-se desse problema é lavar e secar muito bem as peças antes de guardá-las. Se possível, guarde cada duas ou três peças dentro de fronhas de algodão.

5. A cera que pingou na toalha penetra nas fibras do tecido. Raspá-la e lavar em seguida não é o suficiente. Para eliminá-la,. coloque a toalha no freezer por dois dias. Retire o excesso da cera, coloque uma camada grossa de papel-toalha na região da mancha e passe o ferro quente. Lave em seguida.

6. Travesseiros de poliéster (sintéticos) podem ser colocados na máquina desde que não ultrapassem a capacidade máxima do eletrodoméstico (veja o peso de cada peça no quadro no final da postagem). Não coloque o objeto sozinho na máquina. Junte-o a fronhas e lençóis para que o peso seja distribuído uniformemente.

7. Provavelmente, a blusa não voltará ao tamanho original. Entretanto, lavar a peça com água gelada e xampu para cabelos por 30 minutos relaxa as fibras da lã e faz com que a peça "cresça".

8. O uso de alvejantes e produtos abrasivos danifica as fibras das toalhas durante a lavagem, rompendo os fios, o que causa o aparecimento das "bolinhas". Retire-as a seco, com uma fita adesiva. Cole-a e retire vagarosamente, para não puxar os fios.

9. Ao contrário do que muita gente acredita, o sal e o vinagre não tem nenhum efeito protetor sobre a cor da roupa. Essas substâncias ajudam apenas na remoção de resíduos e manchas, dando um aspecto melhor à roupa. O que ajuda, sim, é estender peças escuras à sombra. Assim, você evita que a coloração desbote ainda mais.


Mais algumas dicas:
  • Para economizar, acumule uma quantidade razoável de roupa, diminuindo o número de lavagens por semana. Além disso, deixe roupas encardidas de molho por algumas horas antes de lavá-las à máquina.
  • Nunca deixe restos de sabão nas peças de roupa. Antes de torcer ou centrifugar, certifique-se de que toda a espuma tenha sido removida. Meça sempre a quantidade de sabão utilizada segundo as instruções da embalagem. Resíduos da substância diminuem o tempo de uso das peças, além de deixar manchas esbranquiçadas.
  • Jamais lave tecidos acrílicos ou sintéticos com água quente, pois deformam ou encolhem.
  • Ao lavar uma camisa à mão, não torça. Centrifugue ou deixe-a secar naturalmente. Fica mais fácil para passá-la.
  • Nunca pendure peças de lã ou linha em cabides. Guarde-as sempre dobradas para não deformarem.



Fonte: revista Ana Maria

Qual vestido valoriza você?

Corpo ampulheta

Corpo 1

Aposte em: decotes em V, para alongar a silhueta; peças ajustadas, que valorizam suas formas; comprimentos acima dos joelhos.
Evite: cintos grandes na cintura; detalhes na região dos quadris e seios, para não dar mais volume; modelos muito amplos e decotes acentuados.
Tem que ter: sapato nude, pois ele alonga a silhueta.
Modelos ideais: alcinha, frente única, trapézio e chemisier.


Seio pequeno

Corpo 2

Aposte em: babados, drapeados, aviamentos e outros detalhes no busto, a fim de dar volume à região; gargantilhas e colares curtos com pingentes para valorizar o colo; peças de listras e cores claras na região do busto.
Evite: modelo tomara que caia, que achata os seios.
Tem que ter: sutiã com bojo. Ele dá volume à região.
Modelos ideais: império, alcinha, frente única, trapézio e chemisier.


Pera

Corpo 3

Aposte em:
 cores claras, estampas e detalhes na parte superior do corpo para criar volume; decotes amplos, que aumentam os ombros.
Evite: cintos chamativos, que criam volume na região; modelos transpassados, pois reduzem mais a cintura; cores claras na parte de baixo do corpo.
Tem que ter: ombreiras discretas - alinham cintura e ombros.
Modelos ideais: império, frente única, tomara que caia e chemisier.


Seio grande

Corpo 4

Aposte em: tons escuras no busto; cintos na altura do quadril: dão volume à região e deixam o corpo proporcional; modelos com listras verticais na altura do busto.
Evite: decotes muito acentuados a deixarão vulgar; peças fechadas no colo, pois criam volume na região; cores claras ou estampas exageradas na parte de cima.
Tem que ter: sutiã estruturado.
Modelos ideais: império, frente única, trapézio e chemisier.


Triângulo invertido

Corpo 5

Aposte em: modelos volumosos na parte de baixo, tipo evasê; tons escuros na parte de cima do corpo; detalhes na parte de baixo: babados, drapeados, etc.
Evite: ombros estruturados; decote canoa, tomara que caia e frente única, que ampliam os ombros.
Tem que ter: sapato com detalhes - eles fixam a atenção para a parte de baixo do conjunto.
Modelos ideais: tubinho, trapézio e chemisier


Gordinha

Corpo 6

Aposte em: peças com mangas, que escondem a flacidez dos braços e das costas; modelos transpassados, que disfarçam a barriguinha; comprimentos no joelho; decote em V; peças ajustadas ao corpo.
Evite: tecidos reluzentes; peças sem caimento e muito amplas.
Tem que ter: colar comprido, que alonga a silhueta.
Modelos ideais: tubinho e chemisier.


Retângulo

Corpo 7

Aposte em: detalhes na região do busto para criar volume; modelos transpassados, que criam a sensação de curvas ao corpo; cintos nos quadris; listras horizontais.
Evite: vestidos de corte reto; modelagens amplas; brincos compridos, que acentuam a falta de curvas.
Tem que ter: bijus arredondadas, pois dão harmonia ao conjunto.
Modelos ideais: tubinho, trapézio e chemisier.


Barriga

Corpo 8

Aposte em: tons escuros, que disfarçam o abdome; peças que chamem a atenção para a parte de cima do corpo: decotes, drapeados, etc; listras para alongar; modelos transpassados que disfarçam gordurinhas.
Evite: estampas exageradas; peças claras e justas.
Tem que ter: cinta modeladora
Modelos ideais: de alcinhas, tubinho, frente única, tomara que caia e chemisier.


Os modelos de vestidos


Vestidos
1. Chemisier: o elegante modelo cai bem em qualquer tipo de corpo.
2. Tomara que caia: disfarça barriguinha e valoriza corpos tipo retângulo ou pera.
3. Império: para mulheres com quadril largo, seios grandes ou pequenos, e corpo retângulo ou ampulheta.
Vestidos

4. Tubinho: esconde a barriguinha e valoriza corpos tipo retângulo, triângulo invertido ou ampulheta.
5. Trapézio: disfarça seios grandes e pode ser usado por quem tem corpo tipo triângulo invertido.
6. De alcinhas: valoriza o colo, sendo ideal para quem tem barriguinha, seios pequenos, corpo tipo retângulo, pera ou ampulheta.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Para conservar seu fogão...

  • Diariamente, basta esfregar uma esponja com água e sabão, e um pano seco para secar. Para soltar a gordura, use bicarbonato de sódio com vinagre de maça.
  • Para renovar as bocas do fogão, ferva-as em água misturada com sal, vinagre e sabão em pó. Espere esfriar, esfregue com uma esponja e enxague. 
  • Riscos no tampo de inox costumam sair se você passar fluido de isqueiro no local, com um pano macio. Depois, lustre com uma flanela.
  • Os botões do painel de controle devem ser retirados para tirar a gordura que se acumula em volta. Dê brilho com um pano seco.
  • Quando algo derramar no forno e ficar cheirando a queimado, basta, com o forno frio e sem as grades internas, colocar um pires com 1/2 xícara (chá) de amoníaco. Após uma hora, limpe o forno com um pano úmido.
  • O excesso de gordura do forno é eliminado com um pano úmido ou uma esponja macia. Isso deve ser feito com oi forno ainda morno. Não precisa esfregar muito.
  • Nunca use para limpar o forno materiais como esponjas de aço, saponáceos, facas ou produtos à base de silicone.
  • Deixe uma distância de 5cm entre o fogão, a parede e os armários. Para a coifa, 85cm. Lembre-se também de deixá-lo longe de materiais que pegam fogo, como plásticos, cortinas e panos de prato.
  • Evite que o fogão fique de frente para a porta, ou para a janela, porque o vento pode apagar a achama e provocar vazamento de gás.
  • Ligue o aparelho sozinho na tomada. Não use extensões nem conectores tipo T.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Área de Serviço - Organização

Confira dicas preciosas para um bom projeto da área de serviço: 


Vamos começar pelo chão: O piso da área de serviço deve ser resistente à água. O ideal é que ou os armários estejam uns  20cm elevados acima do piso ou que haja uma base de alvenaria de uns 10 cm para que os armários fiquem sobre ela (5). Assim eles não são estragados pela umidade. Atenção para o nivelamento do piso: ele deve ter caimento para o ralo para evitar empoçar.
Revestimento de pisos e paredes : Vc pode usar cerâmicas, porcelanato ou pastinhas para o revestimento que pode ser usado somente na área dos tanques ou em meia parede e pintar com tinta acrílica de uma cor clara e refrescante, como o verde claro, por exemplo.
Ventilação: Não pode faltar, para permitr a boa secagem das roupas. O varal deve ficar perto da janela. Se puder, faça esquadria vazada.
 
Iluminação: Preferencialmente lâmpadas fluorescentes, que gastam menos e não esquentam. As máquinas de lavar e secar e a tábua de passar devem ser bem iluminadas.
Elétrica: Não esqueça de ter uma tomada para cada eletrodoméstico. E a posição delas deve ser pensada antes de iniciar a reforma ou construção.
Organização: Como a área de serviço é cada vez mais mínima, use as paredes ! Coloque prateleiras, ganchos, armários altos. A tábua de passar (2) deve ser do tipo que é recolhida quando não usada. Os varais suspensos (3) tbém economizam espaço. Tenha um recipiente ou espaço ou cesto para roupa suja, outro para roupa limpa. Coloque cabideiro (1) e um lugar para deixar demais roupas passadas perto da tábua de passar. Nos ármários, separe lugar para os materias de limpeza. Não esqueça de separar um espaço tbém para o aspirador de pó e outro para os baldes. As vassouras pode ser colocadas em ganchos na parede ou em armários que existem para este fim (6).  O ferro de passar deve ser guardado perto da tábua.
Uma boa idéia é colocar o tanque e lavadora (e secadora, se tiver) encaixados em um módulo de parede ou gabinete (4). Lavadoras com abertura na frente permitem que vc use o espaço sobre elas melhor, inclusive colocando um tampo de pedra logo acima, para apoiar as roupas e produtos.  Coloque as máquinas de lavar e secar ao lado do tanque e aproveite a mesma tubulação de água (8).
Hidráulica: As torneiras devem ter arejador com bico direcionado e pescoço comprido e ser específicas para área de serviço. Não esqueça da entrada e saída de água para a máquina de lavar (9).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Como organizar a pia da cozinha

Há pouco tempo descobri o site OZ! ORGANIZE SUA VIDA que contém várias dicas e produtos sobre organização em vários aspectos: vida pessoal e profissional, ambientes. A partir de hoje, vou compartilhar algumas das dicas com vocês. Esta é a primeira:


Como organizar a pia da cozinha


 Não importa se a sua cozinha faz o estilo americana ou não. Uma pia bagunçada sempre dá a impressão de que a casa inteira está fora de ordem. Mas manter tudo no lugar não tem mistério se você aliar um mínimo de disciplina a acessórios que facilitam a vida.
  • Louça em ordem: 
A regra de ouro é não deixar a louça suja acumular. Se alguém deixa um prato sujo na pia, o próximo já acha que não precisa lavar e daí já viu. Se todo mundo adotar a rotina de lavar a loça assim que sujar, a bagunça fica sob controle. Claro, a regra vale também para quem mora sozinho. Uma cesta organizadora ou um recipiente com divisórias deixam os utensílios usados para lavar louça sempre à mão. Se a ideia é também decorar, invista em kit para pia com design bonito e que ajuda a deixar tudo no lugar.
  • Aproveite o espaço: 
Depois de lavar a louça, não é preciso secá-la imediatamente para manter a cozinha organizada. Um escorredor retrátil garante a organização sem ocupar espaço demais, e você ainda pode realizar outras tarefas (ou ter um tempinho só para você) enquanto a louça seca. Ter pratos e talheres à vista também deixa a rotina mais prática. Você pode aproveitar um canto da pia para guardar a louça mais usada no dia-a-dia em um rack. As facas também ficam à mão, e com muito estilo, em uma barra magnética organizadora.
  • Conservação/ praticidade: 
Se o seu maior pesadelo é a montanha de potes, travessas, tábuas e recipientes que se acumulam depois de preparar um belo jantar, a dica é ir lavando cada item imediatamente após o uso. Se o evento é entre amigos, invista no bom humor e chame alguém pra ajudar. Assim, quando a refeição for servida ninguém estará sobrecarregado. Durante o preparo, usar uma tábua ajustável na pia otimiza o espaço e ajuda na organização, reduzindo no uso de recipientes. Um protetor de pia em silicone ajuda a conservar louças e panelas contra riscos e manchas.

Autor: Larissa Magrisso

fonte: 
http://www.organizesuavida.com.br

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Praça do Japão (Curitiba)

Praça do Japão - Curitiba - Paraná

Parque Tanguá (Curitiba)

Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas.
O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigüi. Possui dois lagos e um túnel artificial que pode ser visitado de barco ou à pé.
O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.



 Lanchonete junto ao lago no Parque Tanguá em Curitiba
Lanchonete junto ao lago do parque 
 
Parque Tanguá, em Curitiba

Lago com pedalinhos e cachoeira artificial no Parque Tanguá.

Jardim Poty Lazzarotto -  Parque Tanguá em Curitiba

Jardim Poty Lazzarotto, na parte superior do Parque Tanguá.


Parque Tanguá em Curitiba.
Túnel do Parque Tanguá.

Vista aérea do Parque Tanguá em Curitiba Paraná
Vista aérea do Parque Tanguá