sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Você sabe lavar roupa?


1. Como faço para remover manchas de ketchup e mostarda da roupa?

2. Dá para remover chiclete grudado da roupa?

3. Qual o melhor método para remover manchas de ferrugem?

4. Posso evitar o aparecimento daquelas pintinhas amarelas nas roupas guardadas?

5. A melhor forma de retirar cera de vela da toalha de mesa é:

6. Travesseiro pode ser lavado na máquina?

7. Blusa de lã encolhida na secadora tem jeito?

8. As toalhas de banho encheram de bolinhas. Dá para retirá-las?

9. Dá para evitar que as roupas pretas desbotem?

Respostas:

1. Para retirar manchas de líquidos que contenham óleo na composição, remova o material com um papel absorvente. Assim, boa parte da sujeira será transferida para ele. Depois, esfregue a mancha com um pano de algodão embebido em água e detergente. Lave a peça de maneira tradicional.

2. Coloque a peça na geladeira até que o chiclete fique completamente duro. Retire o material com uma espátula de plástico (ou um cartão com esses de banco). Lave a peça normalmente. Só use secadora se tiver certeza da eliminação de todo o chiclete.

3. Manchas de ferrugem são difíceis de ser eliminadas. Experimente aplicar sobre o local em pouco de removedor de esmalte e deixe-o agir por alguns minutos. Lave a peça normalmente. ( a técnica não vale para tecidos sintéticos)


4. Manchas amarelas que aparecem nas roupas guardadas são, quase sempre, sujeoras removidas parcialmente as peças e que oxidam com o tempo. O segredo para livrar-se desse problema é lavar e secar muito bem as peças antes de guardá-las. Se possível, guarde cada duas ou três peças dentro de fronhas de algodão.

5. A cera que pingou na toalha penetra nas fibras do tecido. Raspá-la e lavar em seguida não é o suficiente. Para eliminá-la,. coloque a toalha no freezer por dois dias. Retire o excesso da cera, coloque uma camada grossa de papel-toalha na região da mancha e passe o ferro quente. Lave em seguida.

6. Travesseiros de poliéster (sintéticos) podem ser colocados na máquina desde que não ultrapassem a capacidade máxima do eletrodoméstico (veja o peso de cada peça no quadro no final da postagem). Não coloque o objeto sozinho na máquina. Junte-o a fronhas e lençóis para que o peso seja distribuído uniformemente.

7. Provavelmente, a blusa não voltará ao tamanho original. Entretanto, lavar a peça com água gelada e xampu para cabelos por 30 minutos relaxa as fibras da lã e faz com que a peça "cresça".

8. O uso de alvejantes e produtos abrasivos danifica as fibras das toalhas durante a lavagem, rompendo os fios, o que causa o aparecimento das "bolinhas". Retire-as a seco, com uma fita adesiva. Cole-a e retire vagarosamente, para não puxar os fios.

9. Ao contrário do que muita gente acredita, o sal e o vinagre não tem nenhum efeito protetor sobre a cor da roupa. Essas substâncias ajudam apenas na remoção de resíduos e manchas, dando um aspecto melhor à roupa. O que ajuda, sim, é estender peças escuras à sombra. Assim, você evita que a coloração desbote ainda mais.


Mais algumas dicas:
  • Para economizar, acumule uma quantidade razoável de roupa, diminuindo o número de lavagens por semana. Além disso, deixe roupas encardidas de molho por algumas horas antes de lavá-las à máquina.
  • Nunca deixe restos de sabão nas peças de roupa. Antes de torcer ou centrifugar, certifique-se de que toda a espuma tenha sido removida. Meça sempre a quantidade de sabão utilizada segundo as instruções da embalagem. Resíduos da substância diminuem o tempo de uso das peças, além de deixar manchas esbranquiçadas.
  • Jamais lave tecidos acrílicos ou sintéticos com água quente, pois deformam ou encolhem.
  • Ao lavar uma camisa à mão, não torça. Centrifugue ou deixe-a secar naturalmente. Fica mais fácil para passá-la.
  • Nunca pendure peças de lã ou linha em cabides. Guarde-as sempre dobradas para não deformarem.



Fonte: revista Ana Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu amo ler comentários...deixe unzinho!!!