quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Para cada ambiente...um traje




Vestir-se adequadamente para um certo evento parece, por vezes, complicado. Entretanto, estas dicas tornarão isso simples:

Se você foi convidada(o) para um batizado, almoço, churrasco ou para uma exposição ou festa infantil ou ainda se você trabalha em uma ambiente descontraído...vista-se com traje esporte

PARA AS MULHERES: bijuterias, vestidos rústicos e leves coloridos, de alças na altura dos joelhos, saia e blusa, calças compridas , terninhos de calças, calças sociais e blusas. No inverno, terninhos ou vestidos mais pesados, com blusas. Optem por tecidos mais rústicos como algodão, linho, seda, lã. 
Sandálias ou sapatos de salto médio, alto mais esportivo e baixo. 
EVITEM: brilhos (a menos que sejam discretos) e maquiagem pesada, roupas para praticar esportes, jeans, tênis e demais roupas de academias.
Quanto aos calçados, esses devem ser escolhido de acordo com o local, mas nada muito sofisticado ou cheio de detalhes frágeis.


PARA OS HOMENS: calças mais sociais e camisas e camisetas mais clássicas com blazer e sapatos. Em algumas ocasiões, podem usar as calças jeans não desbotadas ou de efeito rasgado ou com metais.
NÃO É ADEQUADO: tênis, gravata, meias de cor diferente do sapato.
Dependendo do evento, dispensa-se a gravata, mas não o blazer e camisa.

Se você foi convidada(o) para  vernissages (pré-estréia de uma mostra privada que precede a abertura de uma exibição), almoços importantes, conferências, casamentos de dia ou civil, concertos, teatro e formaturas...vista-se com 
traje passeio, esporte fino ou tênue de ville: 

PARA AS MULHERES: tailleurs, vestidos retos, ternos mais alinhados. Se o evento for diurno, adote bijuterias ou jóias mais discretas; se for noturno, as peças podem ser mais pesadas. Sandálias ou sapatos de salto médio e alto, pode incluir um prata ou dourado para noite mas não com aplicações de pedras. Bolsas menores, mas não carteiras.
Optem por tecidos como crepe, algodão, linho, seda, lã.
NÃO É ADEQUADO: excesso de brilhos, strass, coques elaborados roupas com muitos bordados.


PARA OS HOMENS: calças sociais, camisas e blazer, e sapatos e meias na tonalidade da calça.
Se tiver “Tenue de Ville” no convite, é obrigatório o uso de gravatas. 
Ternos nas cores bege e marrom são adequados para eventos com horário até após o almoço (em torno de 15hs); à tarde, os azuis e cinzas, escurecendo os tons à medida que anoitece. Se tiver que passar o dia no evento com a mesma roupa, opte pelos tons cinza e azuis.

Se você foi convidada(o) para casamentos, festas de 15 anos, jantares formais conferências concertos e formaturas, vista-se com traje passeio completo, recepção, coquetel, alto esporte, habillè, social completo, ou social:
Calças de alfaiataria em tecidos mais nobres e blusa, tailleur ou o pretinho básico. Mas nada muito bordado ou exagerado. 


PARA AS MULHERES: vestidos estruturados (curtos ou longos), conjuntos de saia e calça em tecido de seda, vestidos de alças ou decotados. Pode ter rendas e bordados mas é claro nada de exageros. Use salto médio ou alto, bijus maiores ou jóias delicadas e capriche na bolsa carteira. É o traje mais comum para os casamentos noturnos.
A maquiagem deverá ser mais elaborada e o cabelo arrumado.

               

PARA OS HOMENS: ternos alinhados, em cores escuras, com camisa e gravata. A cor do sapato social indicado é o preto, lembrando que a meia deve combinar com o sapato ou com a cor da roupa.

Se você foi convidada para festas muito glamurosas, vista-se com traje black-tie, tênue de soirée, gala ou rigor:

PARA AS MULHERES:  vestidos longos que devem cobrir o salto do sapato ou sandália, com decotes, fendas, tecidos preciosos (por exemplo, brocados, metalizados, tafetás de seda, shantungs, georgetes…) e bordados. Também, saia longa com tops sofisticados ou tricôs finíssimos, bordados, preciosos, vestidos inteiros lustrosos ou em renda, com transparências discretas e muito tecido na saia. No frio, pode coordenar o vestido com estolas finas em pashmina, cardigans super refinados (seda, por exemplo) e até casaquinhos e estolas de pele.
Jóias e bijuterias poderosas. Mas é preciso ter cuidado para não “pesar a mão”.
Sapatos com saltos altos, carteiras delicadas, pequenas bolsas em metal ou forradas em tecido.






4 comentários:

  1. Suas informações, acompanhadas das fotos ilustrativas, são perfeitas!!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu gostei , mt bom mesmo, valeu pelas dias ;)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada a todos. Aproveitem o blog!

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando esse site. Quero +.

    ResponderExcluir

Eu amo ler comentários...deixe unzinho!!!