quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Área de Serviço - Organização

Confira dicas preciosas para um bom projeto da área de serviço: 


Vamos começar pelo chão: O piso da área de serviço deve ser resistente à água. O ideal é que ou os armários estejam uns  20cm elevados acima do piso ou que haja uma base de alvenaria de uns 10 cm para que os armários fiquem sobre ela (5). Assim eles não são estragados pela umidade. Atenção para o nivelamento do piso: ele deve ter caimento para o ralo para evitar empoçar.
Revestimento de pisos e paredes : Vc pode usar cerâmicas, porcelanato ou pastinhas para o revestimento que pode ser usado somente na área dos tanques ou em meia parede e pintar com tinta acrílica de uma cor clara e refrescante, como o verde claro, por exemplo.
Ventilação: Não pode faltar, para permitr a boa secagem das roupas. O varal deve ficar perto da janela. Se puder, faça esquadria vazada.
 
Iluminação: Preferencialmente lâmpadas fluorescentes, que gastam menos e não esquentam. As máquinas de lavar e secar e a tábua de passar devem ser bem iluminadas.
Elétrica: Não esqueça de ter uma tomada para cada eletrodoméstico. E a posição delas deve ser pensada antes de iniciar a reforma ou construção.
Organização: Como a área de serviço é cada vez mais mínima, use as paredes ! Coloque prateleiras, ganchos, armários altos. A tábua de passar (2) deve ser do tipo que é recolhida quando não usada. Os varais suspensos (3) tbém economizam espaço. Tenha um recipiente ou espaço ou cesto para roupa suja, outro para roupa limpa. Coloque cabideiro (1) e um lugar para deixar demais roupas passadas perto da tábua de passar. Nos ármários, separe lugar para os materias de limpeza. Não esqueça de separar um espaço tbém para o aspirador de pó e outro para os baldes. As vassouras pode ser colocadas em ganchos na parede ou em armários que existem para este fim (6).  O ferro de passar deve ser guardado perto da tábua.
Uma boa idéia é colocar o tanque e lavadora (e secadora, se tiver) encaixados em um módulo de parede ou gabinete (4). Lavadoras com abertura na frente permitem que vc use o espaço sobre elas melhor, inclusive colocando um tampo de pedra logo acima, para apoiar as roupas e produtos.  Coloque as máquinas de lavar e secar ao lado do tanque e aproveite a mesma tubulação de água (8).
Hidráulica: As torneiras devem ter arejador com bico direcionado e pescoço comprido e ser específicas para área de serviço. Não esqueça da entrada e saída de água para a máquina de lavar (9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu amo ler comentários...deixe unzinho!!!