quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Modelo de penitenciária

Penitenciária se destaca na recuperação de presos

15/07/2005 09:36
por
Sérgio Fontenelle

Uma das unidades prisionais da Secretaria da Justiça e de Direitos Humanos, a Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, de Bom Jesus - a 640 quilômetros ao sul de Teresina -, tem sido um modelo positivo de reeducação da população carcerária, contribuindo para recuperar e reintegrar presos à comunidade. O trabalho com os presidiários é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus, através de diversos órgãos municipais, e o Governo do Piauí.

De acordo com o relatório de atividades desenvolvidas pela Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez, no biênio 2004/2005, foram instaladas hortas, realizadas vistorias para verificação das condições de infra-estrutura física e higiênico-sanitárias, palestras para reeducandos e servidores, vacinação antitetânica contra febre amarela, hepatite B e tríplice viral e executados projetos como o Educando para a Liberdade.

A relação de atividades inclui ainda o fornecimento de medicamentos para os presos, também beneficiados com atendimento médico-odontológico e exames laboratoriais. Igualmente foram desenvolvidos projetos como o Auxílio a Familiares de Detentos do Sistema Prisional do Piauí, com uma psicóloga e uma assistente social que prestam assistência psicosocial no acompanhamento dos reeducandos e familiares, atendidos individualmente ou por meio de palestras e dinâmicas de grupo.

Em abril do ano passado, foram instaladas as hortas de árvores frutíferas ou para efeito de arborização do espaço na área interna e externa da unidade penal. No campo educacional, o Projeto Educando para a Liberdade, instituído pessoalmente pelo governador Wellington Dias e pelo secretário da Justiça e de Direitos Humanos, Henrique Rebêlo, é desenvolvido diariamente, contando atualmente com 30 alunos, divididos em duas turmas.

Uma das turmas do Educando para a Liberdade é relativa a uma primeira etapa (1ª e 2ª séries), e a outra, correspondente a uma segunda etapa (5ª e 6ª séries) de educação de jovens e adultos. Uma terceira turma, de alfabetização, foi formada através do Programa Alfabetização Solidária, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O trabalho educacional é apoiado pela Secretaria da Educação e Cultura (Seduc), através da 14ª Gerência Regional de Educação de Bom Jesus, que doou móveis, 53 livros didáticos - de 1ª a 8ª série -, livros de educação para jovens e adultos e 100 livros de literatura.

Com a Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus foram realizadas distribuições de 35 camisetas, 172 livros didáticos, 54 livros de literatura e 30 kits contendo mochila, lápis, borracha, caderno, régua, lápis de cor, giz de cera, coleção de hidrocor, canetas azuis, vermelhas e apontador. O órgão doou bebedor, ventiladores de teto, quadros de giz, materiais de apoio pedagógico - cartolina, papel madeira, papel 40 quilos, pincéis, giz, coleção. Foram doados igualmente 35 dicionários Aurélio e 10 carteiras escolares.

Saúde

No setor de saúde, muitas medidas foram efetivadas, desde a realização de exames de DST/AIDS a palestras para todos os reeducandos e servidores. A vacinação ocorreu em três etapas nos meses de junho, agosto e novembro. E ainda foram realizados atendimentos médicos - internos e externos -, ambulatoriais e de urgência, além de exames laboratoriais. Este ano, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Penitenciária Regional Dom Abel Alonso Núñez forneceu aos presidiários diversos medicamentos e também promoveu atendimentos médico-odontológicos.

Esses atendimentos tiveram caráter ambulatorial e de urgência. Ocorreram ainda exames laboratoriais. Tudo através do Hospital Regional Dr. Manoel de Sousa Santos. Por meio da XIII Regional de Saúde de Bom Jesus, ocorreu, nos dias 18, 19 e 20 de janeiro, a dedetização de todas as instalações da unidade prisional.

Fonte: http://www.pi.gov.br/materia.php?id=14183

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu amo ler comentários...deixe unzinho!!!